A Abraham foi uma fábrica de tecidos mais conhecida por fabricar os xales de Yves Saint Laurent na década de 1970.
Jakob Abraham a fundou na Suíça no século XIX, por volta de 1878.
Em 1943, primeiramente, tornou-se uma companhia limitada, com sede em Zurique. Em seguida, no mesmo ano, passou a ser comandada por Gustav Zumsteg .

Ganhou fama por distribuir seda para a alta costura internacional, assim como as indústrias de prêt-à-porter. Além das sedas a Abraham também produzia algodão liso e estampado, lã, raiom, jacquard e jérsei.
Certamente foi graças à direção de Zumsteg, que começou na empresa como aprendiz, que além de ter Yves Saint Laurent como cliente a empresa também tinha outros importantes estilistas como Christobal Balenciaga, Hubert de Givenchy e Cristian Dior como parte da clientela.
A Abraham fechou suas portas em 2002.

Na imagem acima vemos duas modelos usando modelos de Yves Saint Laurent para coleção de verão de 1967, feitos com as sedas da fábrica Abraham.
Nas imagens seguintes vemos exemplos de tecidos fabricados na Abraham:










Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/abraham/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/abraham/
Bibliografia:
Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
http://www.swissinfo.ch/eng/the-rise-and-fall-of-a-silk-empire/28623044
http://littleaugury.blogspot.com.br/2011/04/silk-pirates-abraham-gustav-zumsteg.html
3 comentários em “Abraham”