Adri

Estilista, nasceu em 1930 como Adrienne Steckling, em Saint Joseph, Missouri, EUA.

Estudou artes na Universidade de Washington, em Saint Louis, Missouri.

No verão de 1955 tornou-se editora convidada da edição universitária da revista Mademoseille.

No ano seguinte foi para a “Parsons School of Design”, em Nova York, onde pode ter aulas com uma de suas maiores influências, a estilista, Claire Mccardell.

Pouco tempo depois de se formar, começou a trabalhar como assistente de estilista e em seguida como estilista oficial, na B.H. Wragge.

Em 1972 começou sua marca própria de roupas e acessórios.

Os looks de Adri eram funcionais, práticos e fáceis de usar.

sjcf_01_img0004
Conjunto da marca Adri.

Ela acredita em um guarda-roupa intercambiável composto peça por peça, por isso produzia roupas parecidas em cores diferentes para as clientes poderem montarem seus guarda-roupas aos poucos, sem precisar troca-lo toda a estação.

Seus looks eram puxados para o sportwear americano, consistiam de calças e blusas de toque suave e bom caimento.

Fazer a roupa de acordo com o caimento dela foi algo que Adri puxou de Maccardell, mas ao invés de produzir saias como a mesma, Adri preferia produzir calças.

Apesar dessa preferência ela acabou produzindo vestidos e saias curtos e depois vestidos e saias longas. Os tecidos que ela utilizava eram na maioria das vezes malhas, jérseis, crepe da china, challis e couro.

sem-titulo-2
Vestidos da marca Adri.

Em 1960 ela produziu o vestido de saia curta e cintura alta, e decote em V em jérseis coloridos sinteticamente .

Em 1970 ela passou a usar tecidos naturais não tingidos e continuou a usar malhas para calças, vestidos e túnicas de todos os comprimentos.

Já na década de 1980 os looks da Adri eram compostos por calças de seda, com tops sem mangas de chenille e jaquetas fluidas de renda.

Como dito antes, por causa da preocupação de Adri em permitir que as clientes pudessem ir combinando suas roupas através dos anos suas criações são duradouras e permitem combinar produtos neutros com cores vivas.

Pouco tempo depois da década de 1980 Adri começou a fabricar roupas masculinas, criando swethers, cardinas  e coletes unissex.

Seus looks noturnos continuaram baseados em formatos de roupas diurnos, mas eram produzidos por raiom e mohair brilhantes.

As jaquetas, pullovers e coletes eram freqüentemente longos e Adri continuou experimentando com tecidos, como por exemplo o uso de pele de enguia para acessórios.

O uso de jaquetas de tapeçaria com calças de veludo, assim como seda de damas e jacquard deixava evidente um toque dos anos 80 nas novas coleções. Suas roupa podiam ser facilmente costuradas em máquinas caseiras, por isso ainda nos anos 80 ela começou uma parceria com a Vogue Patterns que durou até meados da década de 90.

Vogue 1351 Pattern 8 Uncut Designer ADRI Shirtwaist Dress Loose Fit Modest
Vogue Patterns – Adri.

Adri continua trabalhando com estilista, agora para a sua nova marca Adri Studio.

il_570xn-787344794_p901
Blusa Adri.
il_570xn-787345028_4mng
Etiquetas de uma peça da marca Adri.

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/adri/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/adri/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

http://www.fashionmodeldirectory.com/designers/adrienne-steckling/

http://www.fashionencyclopedia.com/A-Az/Adri.html

Categorias ATags , , , , , , , , , , , , , ,

Um comentário em “Adri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close