Adrian

Figurinista e estilista, nascido Adrian Adolph Greenberg em 3 de março de 1903 em Naugatuck, Connecticut. Ele estudou na Parsons School of Design e em 1922 transferiu-se para o campus de Paris. Lá foi contratado por Irving Berlin e fez o figurino para as apresentações da “The Music Box Revue”.

Em 1926 ele fechou contrato com Cecil B. DeMille para ser figurinista chefe da seu estúdio de filmes e quando o mesmo passou a trabalhar para a MGM, em 1928, Adrian foi junto.

Logo ele começou a trabalhar com as maiores estrelas da época, dentre eles algumas foram: Greta Garbo, Norma Shearer, Jeanette MacDonald, Jean Harlow, Katharine Hepburn e Joan Crawford. Um de seus trabalhos mais famosos é a roupa de Judy Garland em O Mágico de Oz.

Adrian também trabalhava com filmes de época, porém não tinha o costume de manter muita precisão histórica em suas roupas, algumas vezes modificava detalhes que achava que combinavam mais com a moda atual. Mas apesar disso suas roupas históricas também eram muito bem recebidas.

Além de serem bem recebidos os figurinos de Adrian eram inúmeras vezes copiados para o Varejo. Em 1941 ele deixou a MGM e o trabalho como figurinista (só voltou a trabalhar para MGM uma única vez dez anos depois para o filme “O Amor Nasceu em Paris”).

Em 1942 ele abriu sua marca própria, junto com seu sócio Woody Feurt. Seu primeiro desfile foi feito em sua casa em Beverly Hills, com compradoras antes do desfile acontecer. Um dos modelos desfilado, o modelo 346 preto nomeado “A Black Dress”, tornou-se uma das peças mais procuradas com fila de espera de anos. Em 1948 ele abriu uma filial de sua loja em Nova York.

O sucesso de Adrian era tão grande, que a silhueta da década de 40 era a silhueta criada por ele. Ombros em evidência, jaquetas grudadas ao corpo, linha triangular e uma saia lápis. Quando o New Look chegou Adrian foi contra o mesmo, ele não gostava na silhueta de espartilho que ele tinha.

Em 1952 sofreu um ataque cardíaco que o forçou a fechar sua linha de roupas. Logo em seguida ele mudou-se para o Brasil, comprando uma fazenda em Brasilia. Em 1958 ele voltou a trabalhar como figurinista para o musicais “Grand Hotel” e “Camelot”, mas infelizmente antes de poder terminar o trabalho de “Camelot” ele sofreu outro ataque cardíaco e faleceu no dia 14 de setembro de 1959.

Adrian trabalhou em mais de 250 filmes, alguns deles foram: Mulher de Brio, O Mágico de Oz, O Amor Nasceu em Paris, Como Me Queres, Redimida, Romance, As Mulheres, Ziegfeld – O criador de estrelas, Camille, Maria Antonieta, A Mulher do Dia, Núpcias de Escândalo, Acordes do Coração, Véu Pintado, Jantar às Oito.

Adrian nunca ganhou um Oscar, até por que o Oscar de figurino só foi incluído na premiação após a carreira de Adrian como figurinista, mas ele já ganhou um prêmio Coty.

Dois vídeos com algumas das criações de Adrian:

https://www.youtube.com/watch?v=EXwf_dD3DoE

https://www.youtube.com/watch?v=ogdlHaK2rg8

Alguns de seus trabalhos para o cinema:

As Mulheres

image

Três Amores

image

Acordes do Coração

image

Núpcias de Escândalo

image

Jantar às Oito

image

O Mágico de Oz

image

O Mágico de Oz
image
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

http://vintagefashionguild.org/fashion-history/adrian/

https://en.wikipedia.org/wiki/Adrian_(costume_designer)

http://www.fashionmodeldirectory.com/designers/gilbert-adrian-greenberg/

http://www.elle.com/fashion/news/a3306/fashion-figure-gilbert-adrian-1424/

http://www.fashionencyclopedia.com/A-Az/Adrian-Gilbert.html
http://theredlist.com/wiki-2-23-1249-1254-view-1930s-profile-gilbert-adrian-3.html

2 comentários em “Adrian

  1. Pingback: Fashion Summed Up

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s