Ícone do site A Moda Resumida

Aertex

Aertex

Anúncios

É um tecido leve e solto feito de fibras de algodão. Criado em 1888 por Lewis Haslam e alguns parceiros médicos, o tecido foi o resultado de experimentações com o ar. Depois de algum tempo de pesquisa eles conseguiram criar um tecido que mantinha o calor do corpo e bloqueava o frio de fora, ao mesmo tempo em que era leve. Foi aí que o tecido e empresa Aertex foram criados.

Em 1891 o tecido Aertex já era muito usado pela classe média britânica. Durante a segunda guerra mundial parte do exército britânico atuante em terra passou a usar uniformes feitos de Aertex. Em 1959 junto com a Ovomaltine a Aertex patrocinou o novo filme de treinamento da “Novas Associações de Netball”. Em 1960 o tecido Aertex era usado comumente para a fabricação de uniformes escolares e uniformes esportivos no Reino Unido. Os times da Inglaterra de tênis, críquete, netball e futebol passaram a usar uniformes de Aertex nos anos 60.

O tecido continua muito em uso até hoje.

Na imagens abaixo vemos o logo da marca Aertex e dois exemplos de uso do tecido.

Logo da empresa Aertex.
Bobby Moore usando o uniforme da Inglaterra feito Aertex durante a Copa de 1970.
Kim Kardashian usando um vestido feito de Aertex por Stella McCartney.
Pelé usando um uniforme de Aertex durante os anos 70 enquanto jogava para o New York Cosmos.

Uma blusa feita de Aertex.

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/aertex/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/aertex/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

http://aertex.com

https://en.wikipedia.org/wiki/Aertex

Sair da versão mobile