Mehemet Fehmy Agha era descendente de turcos e nasceu na atual Ucrania em 1896.

Teve papel crucial na definição do trabalho de direção de arte nas revistas do começo do século XX.
Se formou em artes e posteriormente em economia quando vivia em Kiev. Após se mudar para Paris se formou em Línguas Orientais em 1923. Era fluente em Russo, turco, alemão, francês, grego e inglês e tinha proficiência em fotografia, tipografia e estudos das artes gerais.
Já muito novo era uma pessoa extremamente erudita.
Em 1928, já havia passado pelo escritório da Vogue Paris , onde trabalhou como chefe de estúdio, e estava trabalhando no escritório de Berlin, como designer, quando foi entrevistado pelo próprio Condé Nast, o dono da revista, para o posto de editor de arte da Vogue Americana.
Após longa procura Condé Nast finalmente havia se impressionado com o trabalho e personalidade de um de seus entrevistados; e em 1929 Agha assumiu o posto.
Imediatamente conseguiu o respeito dos novos colegas que o tratavam por Dr. Agha, como ficou mais conhecido.
Em pouco tempo também tornou-se o responsável pelas revistas Vanity Fair e House & Garden.
Após começar a trabalhar na Vogue Americana a maioria de suas decisões foram importantes e de grande impacto no mundo editorial e artístico.
No intuito de modernizar a revista, algumas delas foram:
A troca das fontes usadas em itálico para fontes sem efeitos e sem serifa, como a ‘futura’.
O maior envolvimento das imagens com os textos, da retirada de excessos do design como as molduras das fotos, colunas que separavam textos e barras laterais.
Introduziu o uso de imagens de sangramento total, sem borda alguma; o uso de layouts com imagens divididas em duas páginas; o uso das foto montagens e fotos com cores e o trabalho dos fotógrafos como Edward Steichen, Cecil Beaton, Hoyningen-Huene, Horst, Carl Van Vechten, and Charles Sheeler, assim como encomendas de artistas como Picasso, Matissi e Salvador Dalí.

Ele limpou a revista e mudou o jeito antiquado em que as edições eram apresentadas, puxando-as para artes mais próximas do que era atual na Europa, como o art deco e o construtivismo.
Dr, Agha trabalhou para Condé Nast até 1943 devido ao falecimento do mesmo em 1942; depois de deixar a editora ele passou a realizar somente consultorias para eventuais editorias, não só das revistas para as quais havia trabalhado antes, como para novos clientes.
Em 1950 com o falecimento de sua esposa, que o afetou muito, ele passou a lentamente se distanciar do trabalho e a se aprofundar nos estudos solitários das artes eruditas.
Enquanto ainda estava ativo no ramo editorial, foi homenageado diversas vezes (assim como depois também), sendo uma delas a publicação de uma edição do jornal americano P.M. toda dedicada à ele.
Foi eleito em 1935 presidente do Clube dos Diretores de Artes (ADC – Art Directors Club) e durante os anos consecutivos de 1953 e 1954 foi eleito presidente do Instituto Americano de Artes Gráficas (AIGA – American Institute of Graphic Arts).
Dr. Agha era conhecido por seu extremo bom gosto, e colegas lhe pediam ajuda sempre que possível. Muito crítico gostava de inspirar o melhor nos outros, buscando fazer com que as pessoas com as quais trabalhava sempre atingissem o ponto mais próximo a perfeição.
Foi um artista que inspirou e ainda inspira diversos profissionais do mundo editorial assim como o da arte.
Dr. Agha faleceu em 1978.
Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/agha-mehemet-fehmy/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/agha-mehemet-fehmy/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
https://en.wikipedia.org/wiki/Mehemed_Fehmy_Agha
https://library.rit.edu/gda/designers/dr-mehemed-fehmy-agha
http://adcglobal.org/hall-of-fame/m-f-agha/
https://www-staging.rit.edu/carycollection/node/313527
https://go.distance.ncsu.edu/gd203/?p=28081
https://www.mutualart.com/Artist/Mehemed-Fehmy-Agha/1AE25B233D2CF1BB/Biography
https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2012/sep/09/magazine-cover-design-in-pictures
Um comentário em “Agha, Mehemet Fehmy”