Ícone do site A Moda Resumida

Alexandra, Rainha

A Rainha Alexandra Carolina Maria Carlota Luísa Júlia nasceu em Copenhaguen dia 1 de dezembro de 1844 e faleceu em Sandringham dia 20 de Novembro de 1925. Foi esposa do rei Eduardo VII e rainha consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 1901 até 1910.

Ao casar com o príncipe Eduardo VII em 1863, tornou-se princesa de Gales e assim começou a torna-se um ícone da moda. Seu vestido de noiva foi feito pelo estilista Charles Worth.

Ficou conhecida por gostar de adorna-se em excesso e nunca era vista sem jóias, apesar de usar jóias falsas quando lhe convinha.

Dentre as modas que lançou, as mais copiadas foram: A gargantilha de pérolas, que usava para esconder uma cicatriz no pescoço; o excesso de jóias; e a mudança feita em seus vestidos para adaptar seu andar manco, resultado de um surto de febre reumática. Com as modificações nos vestidos veio a introdução da anágua Eduardiana, modificando a silhueta feminina. O andar manco também foi copiado pelas mulheres da época, que também passaram a andar de muleta para ficar mais parecidas com Alexandra.

Uma curiosidade interessante é um acontecimento em que o rei Eduardo, que após ser coroado tornou-se extremamente formal e protocolar no vestir, repreendeu sua esposa que achou que sua faixa honorífica ficava melhor do avesso, fazendo-a mudar antes de sair em público.

Aqui vemos um exemplo do antes e depois da anágua Alexandra, primeiro, do lado esquerdo, vemos um vestido da era Vitoriana (a rainha vigente antes do rei Eduardo e sua mulher) e em seguida um vestido da era Eduardiana, no qual foi implantado o uso da anágua Alexandra.

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/alexandra-rainha/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/alexandra-queen/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandra_da_Dinamarca#Legado

https://en.wikipedia.org/wiki/Alexandra_of_Denmark#Legacy

http://orderofsplendor.blogspot.com.br/2012/03/flashback-friday-splendor-of-queen.html

http://theenchantedmanor.com/tag/queen-alexandra-the-fashion-icon/

Sair da versão mobile