Alexandre

Foi um cabeleireiro famoso mais conhecido como Alexandre de Paris. Nasceu dia 6 de dezembro de 1922 em Saint-tropez, França.

Aos dezesseis anos, em 1938, começou a trabalhar como aprendiz para Antoine de Paris em seu salão em Cannes. Logo se tornou o principal aprendiz de seu mentor e nesse mesmo salão conheceu sua esposa Andrée Banaudi, com a qual ficou até sua morte.

Em 1946 se tornou famoso pelo penteado que fez em Begum Om Habibeh Aga Khan para seu casamento com o sultão Aga Khan III. Em 1952 abriu um salão conjunto com as irmãs Carita e cinco anos depois, em 1957, abriu seu próprio salão em Paris, para o qual seu amigo, Jean Cocteau, desenhou seu logo.

Em 1982 abriu outro salão em Paris.

Seu legado foi construído ao longo de vários anos de carreira. Com o tempo criou penteados diversos, como o coque colmeia, imortalizado por Audrey Hepburn; os cabelos curtos penteados para trás e o penteado de Elizabeth Taylor em Cleopatra.

Alguns de suas clientes eram: A Duquesa de Windsor, Isabelle, Jacqueline de Ribes, Aimée de Heeren, Farah Diba, Gloria Guinness, Dolores Guinness, Rainha Sirikit da Tailandia, Frederica de Hanover, Princesa Grace de Monaco, Audrey Hepburn, Lauren Bacall, Liza Minnelli, Shirley MacLaine, Greta Garbo, Maria Callas, Sophia Loren, María Félix, Banu Alkan, Arletty, Michèle Morgan, Romy Schneider e Amel Taourit.

Ele também trabalhava com as maisons de moda, como: Coco Chanel, Yves Saint-Laurent, Hubert de Givenchy, Christian Dior, Karl Lagerfeld, Madame Grès, Pierre Balmain, Gianfranco Ferré Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler.

Alexandre faleceu dia 3 de Janeiro de 2008.

Bibliografia: allan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Alexandre_Raimon

https://www.alexandredeparis.com.br/sobre

http://www.blogdaaliceferraz.com.br/2013/03/13/provando-alexande-de-paris/

https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/alexandre-de-paris-marca-iconica-de-acessorios-de-cabelos-chega-ao-brasil/

https://books.google.com.br/books?id=2WFCQednbTMC&pg=PA71&lpg=PA71&dq=beehive+hair+alexandre&source=bl&ots=3ja3yQpFC8&sig=ACfU3U2b1deBdtmIXcTZty2_eVu1skyrGQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjT3q3UsuvpAhVhJLkGHUiIDXEQ6AEwCnoECAoQAQ#v=onepage&q=beehive%20hair%20alexandre&f=false

https://books.google.com.br/books?id=9Z6vCGbf66YC&pg=PA29&lpg=PA29&dq=%22alexandre+of+paris%22&source=bl&ots=YM77yZo6ma&sig=ACfU3U2916XX3xtBsGRWhKQg0RkEiWaYFw&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwi16e_Ds-vpAhUiHrkGHbu8C7AQ6AEwAXoECBIQAQ#v=onepage&q=%22alexandre%20of%20paris%22&f=false

Um comentário em “Alexandre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s