Almeida, Ricardo

Ricardo Almeida é um estilista brasileiro nascido em São Paulo, Brasil em 1955. Começou a trabalhar cedo para os pais, com 11 anos, na loja da família de cama, mesa e banho, a Casa Almeida e Irmãos. Com 14 deixou de ajudar apenas no final do ano e passou a trabalhar em tempo integral com o pai. Em 1974 ao buscar patrocínio para suas corridas de motocicleta, ele conseguiu um trabalho como representante de vendas de uma confecção. Pouco tempo depois, em 1977, ele passou a trabalhar em um camisaria.

Já em 1978 ele começou sociedade com uma confecção de destaque no mercado nacional, e em 1982 terminou tal sociedade. Logo em seguida em 1983 ele começou a marca própria. Com a ajuda de mais quatro pessoas começou a “Ricardo Almeida Indústria” que inicialmente fabricava roupas apenas para outras marcas.

Em 1985 mudou-se para um local maior, melhorou o maquinário e passou a empregar até 100 funcionários. A marca já estava estabelecendo-se e além de produzir roupas femininas e masculinas já trabalhava com diversas outras marcas, como Brooksfield e C&A. Suas roupas próprias eram vendidas apenas para multimarcas. Nos anos 1990, mais precisamente em 1991, Ricardo Almeida decidiu abrir sua primeira loja própria, no Morumbi Shopping em São Paulo, e deixou de revender seus produtos.

Apesar de ser especialista e mais reconhecido por suas roupas masculinas, a primeira peça individual de sucesso da marca foi uma calça feminina chamada A1. Em 1991 também foi o ano em que Ricardo Almeida assinou seu primeiro figurino, o da minissérie “O Sorriso do Lagarto” da Rede Globo. Em 1992 foi inaugurada a loja do Shopping Iguatemi, também em São Paulo. Em 1994 ele decidiu trabalhar apenas com moda masculina e em seguida, em 1995, veio a participação na novela “Explode Coração” da Rede Globo, na qual ele vestiu o personagem de Edson Celulari e a partir dessa participação veio a apresentação do terno de três botões, que virou um sucesso. Já nessa época a marca era considerada uma das favoritas por executivos, publicitários e artistas. O próximo passo foi abrir um ateliê para atender clientes e amigos, para um atendimento mais personalizado. Nesse ano também aconteceu se primeiro desfile, a pedido do criador da SPFW, Paulo Borges. Em janeiro de 1997 veio o segundo desfile. E em 1998 ele ganhou o prêmio Agulhas de Ouro, como melhor do ano em moda masculina.

Gisele Bündchen desfila Ricardo Almeida.

Em seguida a marca continuou a crescer, e trabalhos como um desfile comemorativo na Suíça para o qual ele foi convidado a representar o Brasil e a parceira com Glória Coelho para fazer os uniformes da empresa aérea GOL. Em 2002 Ricardo Almeida foi convidado pelo marqueteiro Duda Mendonça para reformular a imagem do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, o que trouxe novos clientes advogados, banqueiros e executivos para a marca. Em 2005 a Hering fechou uma parceria com Ricardo Almeida para a desenvolver camisetas para o projeto Câncer de Mama, e nesse mesmo ano a marca apresentou sua primeira coleção infantil. Outra parceria interessante foi a de 2008 com a Rede Globo, na qual ele vestiu todo o elenco que cobria as Olimpíadas. Em 2012 ele decidiu voltar a trabalhar com moda feminina e abriu a linha “For Special Ladies”. E em 2014 ele abriu seu blog, no site da marca, para manter maior contato com os clientes e interessados.

A marca Ricardo Almeida continua um sucesso sem questionamentos e é uma das mais importantes maisons de moda masculina do Brasil.

 

 

Linha para noivos.

Bibliografia: allan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2016/02/ricardo-almeida.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Almeida

Um comentário em “Almeida, Ricardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s