Alpaca

A alpaca é um animal originário dos andes pertencente à família dos camelídeos. A primeira vez que a lã de alpaca foi usada como tecido foi em 1836 por Sir Titus Salt que a misturou com seda e passou a comercializa-la. Em 1840 devido à aparência parecida com a da seda mas preço mais barato ela se tornou popular. Nessa época era usada para confeccionar peças externas e forros de casacos. Já no final do século XIX, a alpaca começou a ser misturada ao algodão e passou a ser mais usada para a produção de vestidos e costumes até meados do século XX. A partir de então, na década de 1950, o tecido de alpaca começou a ser sinônimo de um tecido de crepe de raiom com textura firme.

A lã da alpaca é o puro pelo do animal, e pode ser encontrado em diversos tons de branco, até mesmo o branco puro, e marrom. A fibra passa pelo processo de penteamento, cardação e fiação e por fim é limpa. Existem dois tipos de alpacas, a Huacaya e a Suri. A Huacaya tem a lã densa e crespa já a Suri tem a lã longa, reta e muito brilhante, além de ser mais rara que a Huacaya, sendo essa 90% da população de alpacas.

Hoje a lã de alpaca continua sendo um artigo de luxo, especialmente a lã das alpacas Suris, e pode ser usada para a confecção de roupas de todo o tipo além de artigos de cama, mesa e banho e também é utilizada em tapeçaria, colchas, almofadas e estofado. Já que a lã de alpaca possui lanolina, o que a transforma em um fibra hipoalergênica, ela pode ser usada para a confecção de produtos para bebês.

A tosa da alpaca é feita sempre no mês de novembro, antes do verão chegar, para o conforto e higiene dos animais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bibliografia: allan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

http://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/alpaca-a-fibra-do-inverno

http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+de+alpaca~.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_de_alpaca

Um comentário em “Alpaca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s