Anágua Balmoral

A anágua balmoral era basicamente uma anágua mais curta que o de costume usada para a prática de esportes. Muito usada entre 1860 e 1870, ela era colorida e aparecia na bainha das saias de vestidos que iam por cima.

Podia ser usada com a crinolina ou ter arcos construídos na própria anágua com reforços de crina de cavalo, para diminuir a altura da bainha, impedindo que a mesma se arrastasse no chão.

A anágua balmoral mais comum era feita de lã vermelha frequentemente com 2 a 4 listras horizontais ao redor da bainha da mesma. Ha relatos de anáguas feitas com xadrez e lã listrada na vertical; e nos Estados Unidos até mesmo anáguas feitas de algodão.

Ela ganhou o nome de “Anágua Balmoral” por causa da Rainha Vitória que adorava sua propriedade em Balmoral na Escócia. Os historiadores dizem que a realeza em Balmoral usava botas de canos altos (as botas Balmoral), anáguas vermelhas e as saias em uma altura de praticidade, mostrando as anáguas vermelhas e botas.

Alguns exemplos de anáguas Balmoral

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/anágua-balmoral/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/balmoral-petticoat/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

http://thedreamstress.com/2012/11/terminology-what-is-a-balmoral-petticoat/

http://www.victoriana.com/balmoral-castle-and-fashion/

Categorias ATags , , , , , , ,

Um comentário em “Anágua Balmoral

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close