Pode tratar-se tanto do pelo do coelho de Angorá quanto do pelo da cabra de Angorá, há também o gato de Angorá mas dele não é extraída a fibra. Os animais de Angorá vêm da Turquia mas hoje são criados em cativeiro nos Estados Unidos, Japão e Europa.
O pelo da cabra ou coelho Angorá possuí fibra longa e macia, que cria um tecido leve e suave, durável, que absorve a humidade, é brilhante e quente. A fibra pode ser misturada com outras fibras, como as de raiom e lã comum, para criar tecidos diferentes.
A lã de Angorá é uma alternativa para quem tem alergia à lã tradicional de ovelha, apesar de ser mais quente que a mesma. A fibra de Angorá tem poder terapêutico no corpo, ajudando até mesmo na circulação do sangue e ajudando pessoas com dores nas juntas, ciático, artrite, reumatismo, tensão muscular, problemas renais, frieiras, disfunções circulatórias, e outros.
A lã Mohair é um tipo de lã feito com a fibra de Angorá.
O uso dos tecidos feitos com fibras de Angorá é diverso e vai desde peças do vestuário comum a acessórios como cachecóis.
Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/angorá/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/angora/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+de+angora.htm
http://artezanalnet.com.br/blog/Caracteristicas-das-Fibras-dos-Tecidos-para-Decoracao—La
Um comentário em “Angorá”