Antonio

Antonio Lopez foi um ilustrador de moda de grande sucesso. Ele nasceu em Utuado, Porto Rico em 1943, e mudou-se com os pais para Nova York, especificamente para a parte hispânica do Harlem, em 1950.

Desde pequeno, Antonio mostrava talento para o desenho e sua mãe, que era costureira, o incentivou a se envolver com moda. Ele ingressou no High School of Art and Design, uma escola colegial em Nova York voltada para a produção artística de seus alunos, e, no começo da década de 1960, entrou para o FIT (Fashion Institute of Technology). Lá ele conheceu Juan Ramos, que se tornou seu parceiro e colaborador. Foi lá também que ele participou de um trabalho em parceria com o jornal Women’s Wear Daily, que chamou atenção dos seus realizadores para o talento de Antonio com o desenho. Por causa do sucesso desse projeto, ele largou a faculdade e foi trabalhar para o WWD.

Em 1963, ele saiu do WWD e foi trabalhar no tradicional jornal The New York Times. Logo estava fazendo trabalhos como freelancer para grandes revistas como a Harper’s Bazaar, a Vogue inglesa e a Elle francesa. Nessa época, ele começou a fazer trabalhos para o estilista Charles James.

Em 1969, Antonio e seu companheiro Juan mudaram-se para o apartamento do estilista Karl Lagerfeld, em Paris. Lá, ele rapidamente atendeu a um pedido de Andy Warhol para que fizesse ilustrações para a revista Interview, de Warhol.

Foi Lopez quem descobriu as modelos Jerry Hall e Jessica Lange. E junto com Ramos, também apresentou ao mundo Grace Jones e Tina Chow.

Em 1975, Antonio e Juan voltaram para Nova York e abriram um estúdio na Broadway e, três anos depois, se mudaram para a Union Square West. Em 1981, ele começou a trabalhar com Anna Piaggi para a revista Vanity, e seu auto-retrato foi a capa da primeira edição da revista, em setembro do mesmo ano.

Ele relacionava-se com personalidades da moda de todos os ramos, como fotógrafos, modelos, estilistas e artistas que estavam em voga. E na época trabalhou para diversos estilistas. Seus trabalhos eram feitos em aquarela de tal maneira que as roupas e seus acessórios eram muito bem representados.

Antonio faleceu em Los Angeles em 1981 devido a complicações ligadas a AIDS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

02385_al_il_figsite
Para a revista Vanity, 1983
110509_5288-720x501
Vogue Inglesa, 1968

A seguir um video interessante com depoimentos do próprio Antonio, em inglês:

Bibliografia: Allan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da Moda: De 1840 À Década de 90: Companhia das Letras, 2010.

http://www.fashionillustrationgallery.com/artist/antonio-lopez/

https://en.wikipedia.org/wiki/Antonio_Lopez_(illustrator)

http://www.harpersbazaar.com/culture/art-books-music/g2190/antonio-lopez-art-and-photography/?

Um comentário em “Antonio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s