Aquascutum

A Aquascutum é uma firma inglesa criada em 1851 que começou seu trabalho como loja de alfaiataria em Londres. Em 1853, seu fundador, John Emary, criou uma lã impermeável e logo conseguiu sua patente. Após patentear o novo tipo de lã, ele mudou o nome da loja para Aquascutum, que em latim significa “escudo contra água”.

O tecido impermeável chamou a atenção do rei inglês Eduardo VII. Em 1897, a família real entregou um certificado real à Aquascutum comprovando que a loja vendia peças que atendiam as demandas reais.

Para ambas as guerras mundiais, foram feitos casacos para os soldados britânicos com o tecido impermeável da Aquascutum. Esses casacos (ou trenchcoats) possuíam dragonas, argolas de latão no cinto, que enfatizavam o estilo militar e iam até os tornozelos.

Depois, os trenchcoats começaram a ser produzidos para homens e mulheres civis, e fizeram tanto sucesso que hoje fazem parte da indumentária comum da Inglaterra e do mundo.

Em 1953, a Aquascutum produziu um tecido de mistura de náilon e popelina de algodão para a primeira expedição ao Monte Everest do grupo e equipe do explorador Edmund Hillary. Logo em seguida foram produzidas capas de chuva com esse mesmo tecido.

Em 1955, mais uma vez em um lance pioneiro, a Aquascutum lançou capas de chuva com as cores do arco-íris, o que era inédito até então, já que as capas até essa época antes eram feitas apenas de cores como bege, azul e cinza. No mesmo ano, a marca apresentou um outro novo atrativo em suas capas de chuva, o encurtamento das mesmas até o joelho.

Em 1959, o tecido Aqua 5 foi lançado, que retirava a necessidade da lavagem das peças a seco.

A companhia já vestiu pessoas como: o Príncipe de Wales, o Príncipe Rainier de Monaco, Sir Winston Churchill, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Sophia Loren, Cary Grant, e Michael Caine. Além dos primeiros ministros John Major e Margaret Thatcher.

Após diversas vendas e um pedido de falência, a Aquascutum foi comprada pelo grupo YGM Tranding, um varejista de roupas chinesas, e depois vendida para um comprador britânico de nome desconhecido.

A Aquascutum existe e funciona até hoje. Os atuais estilistas são o duo Michael Herz e Graeme Fidler.

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/aquascutum/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/aquascutum/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

http://www.aquascutum.com/asia/stories/i-about-us-aquascutum-since-1851

https://en.wikipedia.org/wiki/Aquascutum

Categorias ATags , , , , , , , , ,

3 comentários em “Aquascutum

  1. Nossa que incrível, aforei conhecer a historia dessa empresa.

    Você poderia fazer com outras empresas?

    1. Mil desculpas pela demora para responder.
      Então, estou seguindo a ordem alfabética do livro que uso como base, no decorrer do tempo farei posts sobre outras empresas, só não consigo te adiantar quando.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close