Acetato

O acetato na moda trata-se de uma fibra ou tecido feito da celulose da polpa de madeira.

O acetato foi criado em 1869 na Alemanha.

No começo do século XX, na Basiléia, os químicos e irmãos suíços Camille e Henri Dreyfus começaram a desenvolver a fibra de acetato.

Porém o trabalho deles foi interrompido devido a Primeira Guerra Mundial, quando o acetato foi utilizado na fabricação de ceras para revestir aviões franceses e britânicos.

Finalmente em 1920, a British Celanese Ltd. produziu uma fibra de acetato comercialmente viável usando o método Dreyfus.

Flocos de acetato são criados com a reação da polpa de madeira a uma variedade de ácidos acéticos, em seguida os flocos são dissolvidos em um solvente e depois passam por um tear, enquanto o solvente evapora.

Para ser produzida em massa o tecido de acetato teve que ser tingido. No começo alguns poluentes e gases faziam com que a fibra de acetato desbotasse, algo que acontece até hoje com alguns tecidos.

A fibra de acetato pode ser misturada com outras fibras, como a de algodão e seda, para criar outros tipos de tecidos.

Possui toque macio e é muito utilizado em lingeries, blusas, vestidos e malhas, assim como outras peças que necessitem de um toque leve e sedoso.

Confira:

A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/acetato/

A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/acetate/

Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.

https://www.hunker.com/13411987/what-is-acetate-fabric

Categorias A, Guerra, tecido, tecido sintéticoTags

Um comentário em “Acetato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close