Em francês Haute-Couture (couture significa costura e Haute significa alta).
A alta costura consiste em roupas de luxo feitas à mão, existindo somente uma cópia por modelo, tornando toda a roupa de alta costura um artigo único de luxo.
Para ser considerada uma marca de alta costura, a marca de moda deve pertencer ao “Chambre Syndicale de la Haute Couture” (Sindicato da Alta Costura) e para isto ela deve obedecer o regulamento e seus critérios impostos pelo grupo; alguns deles são: Roupas feitas por encomenda com uma ou mais provas de roupa; ter um atelier em Paris que empregue pelo menos 15 membros de tempo integral; apresentar uma coleção com 50 looks originais a cada estação (duas vezes ao ano, em Janeiro e Julho) com looks de noite e dia.
A alta-costura começou com Charles Frederick Worth, considerado o primeiro estilista, já que o mesmo foi pioneiro nos desfiles de moda, tendo produzido o primeiro desfile com modelos em 1858. Em 1868 criou-se o sindicato da alta costura (o Chambre Syndicale de la Confection e de la Couture pour Dames e Fillettes, no original em francês), em Paris. Foi criado por artesãos a fim de proteger as criações e evitar o plágio.
As roupas são desfiladas à poucos compradores (já que uma roupa de alta-costura custa muito caro, em média começando na casa dos US$ 10 mil), que encomendam o modelo desejado, que é reproduzido com as medidas da pessoa, tornando-se assim modelo único.
Além das maisons consideradas de alta-costura há também as consideradas correspondentes, que produzem roupas de acordo com as regras do sindicato, mas não possuem sede em Paris, como por exemplo Valentino e Armani na Itália e Elie Saab no Líbano.
Antigamente o número de maisons de alta costura era muito maior que o atual. Em 1946 eram 106 maisons, em 1997 eram 18 e atualmente as maisons que estão dentro das normas da alta-costura são: Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Atelier Versace, Zuhair Murad, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Ulyana Sergeenko, Fendi, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Ralph & Russo, Dice Kayek e Franck Sorbier.
A alta-costura é um artigo de luxo que possui pouquíssimos clientes, portanto não é ela que sustenta a maison, mas sim perfumes, bolsas e outros artigos.
Acima vemos vestidos da Dior feitos por Raf Simons, e abaixo modelos da Valentino.
Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/alta-costura/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/high-fashion/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
http://ffw.com.br/noticias/moda/alta-costura-o-que-e-quanto-custa-quem-faz-e-quem-compra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alta-costura
http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-alta-costura.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Haute_couture#French_legal_status_of_term
6 comentários em “Alta-costura”