Anna Karenina é a heroína de um dos mais famosos livros de Liev Tolstoi, “Anna Karenina” de 1876 (mesmo nome da personagem). No livro suas roupas são descritas com diversos detalhes o que a transformou em um ícone de moda.
A moda de Anna Karenina é a do fim da era Victoriana, com a transformação das crinolinas, anquinhas e anáguas, que começaram a criar grande volume na parte de trás dos vestidos. Como o livro se passa na Russia, onde a moda predominante era a francesa, que, como dito, passava pelo período do uso de anquinhas com excesso de volume na parte de trás (era uma moda também usada na Inglaterra e outros países) usava-se também muita pele.
A indumentária de Anna Karenina pode ser vista em alguns filmes baseados no livro, como: “Love” de 1927 com o figurino de Gilbert Clark; Anna Karenina de 1935 com o figurino de Adrian; Anna Karenina de 1947 com o figurino de Cecil Beaton e o mais recente, Anna Karenina de 2012 com o figurino de Jacqueline Durran.
Anna Karenina acabou virando um termo para designar modelos glamurosos, romanticos e adornados com pele.
Outro significado é o de um tipo de casaco da década de 1960 que era cortado em qualquer comprimento adornado com sutache e tendo em volta do pescoço um pequeno círculo de pele.

Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/ana-karenina/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/anna-karenina/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
Um comentário em “Ana Karenina”