Também conhecido como Antoine de Paris ou ‘Monsieur Antoine’. Ele foi um cabeleireiro muito famoso. Nasceu como Antes Cierplikowski, em Sieradz, na Polônia, em 1884.
Começou a trabalhar como aprendiz de barbeiro e treinou para ser um cabeleireiro com um tio, em Łódź. Logo depois, foi trabalhar para Pawel Lewandowski, o cabeleireiro mais famoso da Polônia.
De 1902 a 1906 trabalhou para diversos salões de cidades como Paris, Biarritz, Cannes, Deauville, Nice e Londres, e em seguida mudou-se para Paris.
Há controvérsias sobre a inspiração para a criação de um dos cortes de cabelo mais icônicos da história dos penteados, o corte conhecido como “Bob”. Alguns dizem que ele foi criado perto de 1910, quando a atriz francesa Eve Levallière, na época com 40 anos, procurou Antoine para um corte de cabelo que a deixasse com cara de 18 anos para uma papel que havia conseguido. Porém, há também a versão de que o corte foi inspirado no penteado de uma menina de cabelo curto e com franja que certa vez entrou no salão para entregar algumas cartas, enquanto outros dizem que o cabeleireiro se inspirou em Joana D’Arc. Mais tarde ele criou o corte “Shingle Bob”, sensação da década de 1920, que no Brasil ficou conhecido como o corte “Chanel”.
Assim, Antoine ganhou fama e sucesso. Ele passou a ser convidado a viagens pela aristocracia da época, e podia cobrar algo em torno de 500 francos por um corte de cabelo, o que hoje estaria por volta de mil libras.
Além do salão de Paris na “Rue Cambon”, em 1925, Antoine abriu um salão em Nova York, que logo tornou-se um dos lugares mais badalados da cidade.
Nos anos 1930, lançou moda ao tingir os cabelos castanhos de uma cliente de loiro. O pico de sua carreira foi quando, na coroação do rei George VI e da Rainha Elizabeth, teve que supervisionar 400 cortes de cabelo.
Além de produzir cortes e penteados em seus salões, Antoine também vendia produtos próprios.
Algumas de suas clientes foram: Coco Chanel, Sarah Bernhardt, Rainha Marie da Romania, Louise Brooks, Josephine Baker e Greta Garbo, Edith Piaf.
Antoine continuou trabalhando até sua morte em 1976.


Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/antoine/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/antoine/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
https://www.hji.co.uk/top-hairdressers/hairdressing-icons-antoine-de-paris/
Um comentário em “Antoine”