Antonio Lopez foi um ilustrador de moda de grande sucesso. Ele nasceu em Utuado, Porto Rico em 1943, e mudou-se com os pais para Nova York, especificamente para a parte hispânica do Harlem, em 1950.
Desde pequeno, Antonio mostrava talento para o desenho e sua mãe, que era costureira, o incentivou a se envolver com moda. Ele ingressou no High School of Art and Design, uma escola colegial em Nova York voltada para a produção artística de seus alunos, e, no começo da década de 1960, entrou para o FIT (Fashion Institute of Technology). Lá ele conheceu Juan Ramos, que se tornou seu parceiro e colaborador. Foi lá também que ele participou de um trabalho em parceria com o jornal Women’s Wear Daily, que chamou atenção dos seus realizadores para o talento de Antonio com o desenho. Por causa do sucesso desse projeto, ele largou a faculdade e foi trabalhar para o WWD.
Em 1963, ele saiu do WWD e foi trabalhar no tradicional jornal The New York Times. Logo estava fazendo trabalhos como freelancer para grandes revistas como a Harper’s Bazaar, a Vogue inglesa e a Elle francesa. Nessa época, ele começou a fazer trabalhos para o estilista Charles James.
Em 1969, Antonio e seu companheiro Juan mudaram-se para o apartamento do estilista Karl Lagerfeld, em Paris. Lá, ele rapidamente atendeu a um pedido de Andy Warhol para que fizesse ilustrações para a revista Interview, de Warhol.
Foi Lopez quem descobriu as modelos Jerry Hall e Jessica Lange. E junto com Ramos, também apresentou ao mundo Grace Jones e Tina Chow.
Em 1975, Antonio e Juan voltaram para Nova York e abriram um estúdio na Broadway e, três anos depois, se mudaram para a Union Square West. Em 1981, ele começou a trabalhar com Anna Piaggi para a revista Vanity, e seu auto-retrato foi a capa da primeira edição da revista, em setembro do mesmo ano.
Ele relacionava-se com personalidades da moda de todos os ramos, como fotógrafos, modelos, estilistas e artistas que estavam em voga. E na época trabalhou para diversos estilistas. Seus trabalhos eram feitos em aquarela de tal maneira que as roupas e seus acessórios eram muito bem representados.
Antonio faleceu em Los Angeles em 1981 devido a complicações ligadas a AIDS.


A seguir um video interessante com depoimentos do próprio Antonio, em inglês:
Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/antonio/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/antonio/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
http://www.fashionillustrationgallery.com/artist/antonio-lopez/
https://en.wikipedia.org/wiki/Antonio_Lopez_(illustrator)
http://www.harpersbazaar.com/culture/art-books-music/g2190/antonio-lopez-art-and-photography/?
Um comentário em “Antonio”