A marca Arrow é conhecida por suas camisas com colarinhos e é resultado de algumas fusões de empresas, das quais só serão citadas aqui no blog as principais.
A história da marca começa quando, em 1820, o colarinho destacável para camisas masculinas foi inventado nos EUA para baratear a lavagem de roupas. Percebendo o potencial de um possível negócio de sucesso, em 1851, os messieurs Maullin e Blanchard formaram uma parceria e abriram uma fábrica de colarinhos. Em 1889, houve a fusão com a empresa Coon & Company, e logo em seguida veio a criação da marca Arrow.
A Arrow já estava consolidada no mercado quando houve mais uma fusão, transformando a empresa em Cluett, Peabody & Co., Inc. Nessa mesma época, o artista J. C. Leyendecker foi contratado para ilustrar os colarinhos Arrow.
A parceria com o artista foi um sucesso e durou de 1905 a 1931, gerando uma legião de fãs, de ambos os sexos, que enviavam cartas para os modelos ilustrados. Os fãs eram fervorosos e mandavam, muitas vezes, cartas de amor contendo até mesmo pedidos de casamento. Os modelos da Arrow, que, vale lembrar, nunca existiram, ficaram conhecidos como “The Arrow Collar Man” ou , na tradução livre, “O Homen dos colarinhos Arrow”, e o termo virou sinônimo de um homem elegante.
Com o final da primeira guerra mundial, as camisas masculinas passaram a ser feitas de materiais mais leves, que não eram tão compatíveis com os colarinhos destacáveis, e foi nessa época que o colarinho unido a camisa voltou a moda. A Arrow voltou a produzir camisas com colarinhos, e também pré-encolhidas e anatomicamente cortadas.
Com o fim da segunda guerra mundial, novos tecidos que haviam sido desenvolvidos durante a guerra foram introduzidos ao uso cotidiano da população civil. O uso de cores nas camisas também virou moda, e a Arrow voltou a ser uma das grandes produtoras de camisas nesse período.
A Arrow existe até hoje e pertence à empresa PVH. A marca continua vendendo camisas e outros produtos.
Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/arrow-colarinhos-e-camisas/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/arrow/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
http://www.jploenes.de/wp-content/uploads/2015/06/Arrow_Newspaper_152.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Cluett_Peabody_%26_Company
https://www.library.hbs.edu/hc/lehman/company.html?company=cluett_peabody_co_inc
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Arrow_Collar_Man
https://vintagedancer.com/1920s/1920s-mens-shirts-and-collars-history/
Um comentário em “Arrow, Colarinhos e Camisas”