Richard Avedon foi um fotógrafo judeu nova-iorquino nascido em 15 de Maio de 1923.
Começou seu envolvimento com a fotografia aos 12 anos quando tornou-se membro do “Clube da Câmera” da Associação Hebraica de Jovens Homens. Na escola, editou a revista escolar “The Magpie” com seu amigo James Baldwin, que viria a contribuir com o texto de um de seus livros anos depois.
Começou a estudar filosofia na faculdade, mas teve que interromper os estudos quando foi convocado para a marinha em 1942. Serviu como fotógrafo da marinha mercante por dois anos, onde disse ter começado a tornar-se um fotógrafo profissional devido aos inúmeros retratos que fazia e às diversas fotografias que tinha que analisar.
Ao sair da marinha, em 1944, começou a estudar fotografia na New School for Social Research aos cuidados de Alexey Brodovitch, que já trabalhava na direção artística da revista Harper’s Bazaar. No mesmo ano, convenceu a filial nova-iorquina da loja de departamentos Bonwit Telles a emprestar-lhe algumas roupas de alta-costura para uma sessão de fotos. Com o resultado do trabalho, conseguiu encomendas como fotógrafo da loja.
Em 1945, aos vinte anos, começou a trabalhar como fotógrafo freelancer e iniciou uma parceria com a Harper’s Bazaar que duraria anos. A revista ajudou a moldar o estilo de Avedon ao negar-lhe, inicialmente, um estúdio. Avedon foi forçado a trabalhar em ambientes abertos e públicos, fotografando as modelos em praias, boates, ruas e parques, e assim criou suas marcas registradas: a fotografia com movimento e em ambientes inusitados. Avedon se tornou o fotógrafo chefe na Harper’s Bazaar em pouco tempo.


Seu trabalho na revista e em seu estúdio pessoal fez muito sucesso e logo convites para trabalhar em outras revistas surgiram. Dentre todas as suas novas parcerias, a que fez com a revista Vogue foi a mais reconhecida e durou 20 anos.


Em 1957, Avedon inspirou e trabalhou no filme “Cinderela em Paris”, com Audrey Hepburn e Fred Astaire. O personagem de Fred Astaire, Dick Avery, foi baseado no próprio fotógrafo e a obra foi baseada em sua vida. Ele pôde trabalhar no filme como consultor visual.
Na mesma época, lançou dois dos diversos livros que publicou, foram estes: “Observations”, com texto de Truman Capote e “Nothing Personal”, com texto de James Baldwin.
Ao longo de sua carreira, Richard Avedon trabalhou com diversos tipos de fotografia. Pôde fazer retratos de celebridades e figuras políticas, fotografias de moda, fotografias de guerra, além de retratos de americanos comuns e até mesmo de pacientes com problemas mentais.

Seu trabalho envolveu todos os aspectos da moda, e ele pôde fazer retratos e fotos para editoriais, além de campanhas para grandes marcas da moda mundial. Entre os nomes com quem trabalhou estão marcas e pessoas como Coco Chanel, Marilyn Monroe, Pablo Picasso, Calvin Klein, Versace, Dior, Elizabeth Taylor, Twiggy, Revlon, Andy Warhol e muitos outros.
É difícil destacar um de seus trabalhos, já que eles são muito diversos e, em sua maioria, expressivos e inovadores. Talvez dois dos mais reconhecidos sejam os que fez dos Beatles, um para a campanha do álbum “St. Peppers Lonely Hearts Club Band” e outro para o álbum “White Album”.


Além das coletâneas feitas em livros, Richard Avedon também foi celebrado em diversas exposições ao longo de sua vida.
Gostava de trabalhar com o movimento, a saturação de cores, e de provocar o objeto de seus retratos até obter reações interessantes.
Richard Avedon faleceu em 1 de outubro de 2004.

























Confira:
A pasta do post no Pinterest: https://br.pinterest.com/amodaresumida/a/avedon-richard/
A versão em inglês do post: https://fashionsummedup.com/avedon-richard/
Bibliografia: Callan, Georgina O’Hara; Enciclopédia da moda de 1840 à década de 90 / Georgina O’Hara Callan ; verbetes brasileiros Cynthia Garcia : tradução Glória Maria de Mello Carvalho, Maria Ignez França – São Paulo : Companhia das Letras, 2007.
https://www.avedonfoundation.org/history
https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Avedon
https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Avedon
https://fhox.com.br/portfolio/moda/registros-de-richard-avedon-um-dos-principais-fotografos-de-moda/
https://twentyfourframes.wordpress.com/2015/07/21/richard-avedon-and-funny-face/
3 comentários em “Avedon, Richard”